LINKS CABEÇALHO

COMO FAZER REPRESENTAÇÃO HUMANA PARA DESENHOS ANTROPOMÉTRICOS



A arte de representar pessoas é uma habilidade de técnica, observação, perseverança, e muito treino




Muitas pessoas sonham um dia ter dom da  arte de representar pessoas, mas isso exige muito trabalho. Aprender a representar o corpo humano é fundamental na área do Design de Produto porque existem várias aplicações onde o ser humano entra no contexto como objeto e por isso para os designers não poderia ser diferente: afinal o foco do design é centrado no ser humano. E para representar muitas vezes nos falta habilidade e dom natural em presentar figuras e pessoas. Especialmente pessoas, pois é uma arte muito complicada de pegar a essência e transformar em traços. 

Mas existem alguns atalhos que podem ajudar na representação humana. São técnicas que variam de acordo com o artista. Existem várias escalas para representar o corpo humano, mas a mais usada é a chamada representação dde 7 cabeças e meia, pois cada tamanho de cabeça se refere a uma altura total do corpo humano desenhado; existem também outras escalas como a de 8 cabeças, 8 cabeças e meia, e até 9 cabeças que é muito utilizado por artistas e escultores para representar corpos e deuses mitológicos.

Para nós a melhor escala que nos trás maior rapidez e agilidade é a de 8 cabeças. Justamente porque temos pontos de referência onde no 1º Quadrante: Fica a cabeça; 2º Quadrante: Altura do peito; 3º Quadrante: Altura do umbigo; 4º Quadrante: Linha no púbis; 5º Quadrante: Altura das mãos e da coxa. O 6º Quadrante: fica nos joelhos; 7º Quadrante: Altura das canelas e 8º Quadrante: Planta dos pés. Não esquecendo que a visão frontal está dividia em dois quadrantes, onde limitará a largura dos ombros. Em perfil (lado) segue o mesmo esquema proposto conforme literatura. Veja na figura abaixo:






Essa é uma forma básica de representar o corpo humano, embora desenhistas e cartunistas dizem que é uma forma muito arcaica de aprender a desenhar. O ideal é que a pessoa tenha noções básicas de volumetria (volume/espaço) que possa representar de forma livre sem a necessidade de ficar criando guias, pois os traços saem mais fluidos e com isso não torna o desenho meio robótico (padronizado). Cada pessoa tem um biotipo humano e portanto seguir a risca essas regras podem viciar sua forma de desenhar. 

O importante é entender as noções de volumes do corpo e sua perspectiva para poder representar da melhor forma possível. Mas para chegar ao nível avançado como grandes detalhes realistas somente muito tempo e treino. Outro material muito útil para ajudar a representar pessoas, corpos humanos é representar o esqueleto feito de forma simples e rápida, com um sketch fraco, onde pode representar o corpo humano em várias perspectivas e movimentos que é muito útil para quem deseja demonstrar pessoas em seus projetos e trabalhos. As estruturas ajudam a compreender os movimentos realizados pelo corpo e suas limitações, tornando mais simples e menos complexo do que o método de cabeças para representação. Abaixo o modelo guia para desenhos de pessoas, ou biotipos humanos através do esqueleto:





Abaixo é o resultado final dos croquis representando o corpo humano. Essas técnicas foram ensinadas pelos orientadores  Fernando Calderi e Ingo Moosburger no curso de Desenho Industrial habilitação Projeto do Produto no 2 período do curso. Esta técnica visa representar da melhor forma pessoas em rough e sketch de projetos onde é necessário a figura humana para demonstrar uso do objeto, ambientação, situação ou qualquer outro tipo de demonstração.

4 comentários:

  1. quem livro é esse que tem essas imagens?

    ResponderExcluir
  2. o nome do livro ou apostila que tem essas imagens?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não sei mais o nome do livro só me lembro que consegui esses exemplares de um livro em espanhol.

    ResponderExcluir
  4. acredito que neste livro tenha conteúdo que vocês procuram:
    Arte de Projetar em Arquitetura - 17ª Ed.
    Autor: Neufert, Peter
    Editora: Gg

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...