LINKS CABEÇALHO

O QUE É WATER TRANSFER OU HYDROGRAPHICS PRINT?

Water Transfer Printing ou Impressão por Transferência através da água, é uma técnica de aplicação de impressão por estampagem de imersão a frio ou térmica. Também conhecida com outros nomes como Hydrographics Print (Impressão Hidrográfica) e também como Transfer Dipping (Transferência de Imersão) podem ser aplicados nos mais diversos materiais e tipos de estampas.
Sapatos impressos por máquinas de prototipagem rápida (print 3D) aplicada grafismos com Impressão Hidrográfica.
COMO FUNCIONA DE VERDADE?


A técnica que promete revolucionar pequenas e grandes empresas que trabalham diretamente com a personalização de objetos nas indústrias 4.0. Ela é um processo de decoração 3D, que já põe a textura na superfície do objeto com o simples fato de entrar em contato com ela. A empresa pioneira que criou esse método, principalmente para quem trabalha em oficinas de carro e moto, foi a HG Arts. Não é a toa que isso é uma febre entre os aficionados por veículos. Eles divulgaram um vídeo com a demonstração de tudo que essa tecnologia pode proporcionar e a facilidade que ela trás para quem proferir usá-la.
Quaisquer objetos produzidos de vários materiais, entre eles aço, madeira, cerâmica, fibra de vidro, etc, podem ser personalizados pelo processo de forma rápida e simples. O que impede um objeto de ser personalizado é a disponibilidade de dinheiro, já que os preços não são nada convidativos.

A empresa garante a durabilidade da impressão desde que se tenha cuidados mínimos com peças são dispostas aos fatores naturais, e portanto precisam ser resistentes. Após aplicar o filme recomenda-se utilizar verniz automotivo que garante a vida útil da impressão. Eles não garante a ação de processos mecânicos como riscos, raspagem, amassados, batidas ou qualquer outro meio que deforme a peça aplicada.
Sobre erro de aplicação, eles garantem que pode ser reaplicado, mas deve ser passado por um processo de remoção, que é possível adquirindo os produtos específicos da própria empresa, porém, basta utilizar solventes para remover totalmente a aplicação e manter a superfície do objeto limpa de novo e aplicar novamente.


 QUAIS OS MATERIAIS

O que é preciso para realizar a aplicação do Water Transfer Print (WTP)? A empresa fornece uma ‘listinha’ para os interessados:

1. A película também chamada de Filme Hidrográfico (Hydrographic Film). Ele é feito de PVA (Poliacetato de Vinila) que é geralmente impresso por impressora deskjet (jato de tinta) onde é depositado os pigmentos na folha para ser posteriormente impresso por imersão na peça desejada. Geralmente é o material virgem para impressão somente é encontrado na Europa, Estados Unidos e é claro China. Até o momento são vendidos apenas bobinas desse material para impressão que torna caro para quem quer fazer por hobby ou pequena escala. Muitas empresas vendem o material já com estampas prontas com várias opções e vendem por metro linear. 

Principais empresas que vendem películas já prontas:HG Arts,  Space ArtsWater Print StoreAli Express.

2. Ativador WTP. Esse é um produto patenteado (HGA-EM014) da HG Arts e outros similares no mercado tanto para água fria ou aquecida entre 15 a 32ºC.


3. Tanque para imersão com fonte de água, sistema de drenagem de água e sala arejada para aplicações profissionais (várias aplicações).


COMO É O PROCESSO

1. Basicamente você precisa ter o filme WTP já com a estampa ou imprimir na folha PVA.
2. Algumas pessoas colam fita crepe nas bordas para manter esticado a estampa antes de colocar no tanque.
3. Coloque a folha WTP (Water Transfer Print) na superfície da água. Deixe ela esticada e deixe a água absorver. Se ficar bolhas de ar é necessário estourar com o auxílio de um alfinete. Obviamente o tanque com água tem que haver espaço de sobra para que a peça entre para ser imersa por completo.
4. Assim que a folha estiver umedecida por completo e sem bolhas, você aplica o ativador com uma pistola de ar ou spray. O ativador na verdade é um fixador onde ajudará que a tinta do papel fique mais aderente a superfície da peça. Não sei se fixadores comuns tem a propriedade de aderir como o tal ativador, não fiz o teste. Tem algumas pessoas que já colocam o ativador diretamente na água misturado sem a necessidade de ficar borrifando o ativador na superfície da folha.
5. Antes de mergulhar a peça verifique a posição que você quer que a estampa fique na peça. Mergulhe sempre em ângulo de aproximadamente de 45º submergindo cuidadosamente.
6. Após submerso agite a água com a peça ainda submersa para que o papel que sobrou na superfície da água se afaste da superfície para que possa retirar a peça sem que qualquer outra parte grude indesejadamente na peça já aplicada.
7. Então deixe a peça secar um pouco e lave em água corrente, sem a necessidade de encostar na peça ou jogar jatos de água para lavar a peça. Finalize deixando secar naturalmente o objeto. Se quiser acelerar o processo utilize o secador ou soprador térmico com muito cuidado (não recomendável).
8. Por fim, aplique várias camadas de verniz automotivo transparente para proteger a peça contra intemperismos e arranhões e espere secar. E sua peça estará definitivamente pronta!

Segue vídeo de demonstração:


<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/R9JQ6b4NJIs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O resultado das peças fica impressionante depois de finalizadas. Se você não quer que a película pegue em algumas partes do objeto basta apenas fazer máscara, como é feito no processo de pintura comum ou por pistola.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aRTMXiBe_pc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Existem também filmes imitando fibra de carbono e pouco divulgado o WTP cromado, dourado e também imitando madeiras. As possibilidades definitivamente são infinitas. Veja algumas aplicações abaixo.

Water Transfer Print (WTP) Golden - Filme Hidrográfico Dourado

Water Transfer Print (WTP) Chrome - Filme Hidrográfico Cromado

Water Transfer Print (WTP) Stamped - Filme Hidrográfico Estampado

Water Transfer Print (WTP) Carbon - Filme Hidrográfico Fibra de Carbono

Water Transfer Print (WTP)  - Wood Filme Hidrográfico Madeira

                                        3D print parts application  Water Transfer Print (WTP) -

                                     Peças por impressora 3D e aplicação de Filme Hidrográfico

3 comentários:

  1. Essa e uma forma nova de ganhar dinheiro aqui no Brasil, pois a pintura hidrográfica esta surgindo ainda e e novidade, pois quem entrar vai ter a possibilidade de ser um dos primeiros no ramo.

    ResponderExcluir
  2. quero comprar este produto como e onde encontro meu.watz (48)996966918

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...